Notícias Hoje – De nosso diário de bordo

Notícias Hoje – De nosso diário de bordo
NOTÍCIAS DE FATOS IMPORTANTES OBSERVADOS NO MUNDO.
Terça-feira, 27 de outubro de 2015
Movimentação importante de frota armada da marinha norte americana.
De acordo com o portal de informações "sputniknews", a marinha norte americana avança em direção ao mar territorial chinês em uma possível resposta a investidas expansionistas chineses sobre mares territoriais vizinhos, e na ótica inversa, China denuncia avanço da armada americana contra seu território.
Um mapa dos movimentos bélicos do mundo se mostra bem aparente apesar da "cortina de fumaça" que o movimento russo sobre solo sírio provocou, desviando atenção do palco do conflito na Ucrânia.
Outro fato delicado noticiado na data de ontem pelo mesmo portal, foi a percepção de fragilidade do sistema de comunicação ocidental via cabeamento ótico sob os oceanos. Não seria de se surpreender que uma pane no sistema de comunicação mundial deflagrasse um sistema de caos em razão de uma falta de resposta de comunicação entre pontos estratégicos desse jogo de tabuleiro de forças.
Outros fatos importantes a considerar, o movimento de migração das regiões conflituosas, e aqui faço voz do depoimento veiculado pela UNICEF, via facebook. E o que foram fatos ligados a esses refugiados essa semana:
A imagem do menino sírio Aylan Kurdi, de 3 anos, encontrado morto numa praia da Turquia após o naufrágio de embarcação de refugiados no Mar Mediterrâneo, se soma a outro símbolo da crise humanitária, dessa vez no oriente médio, em vídeo criança apela para que não a enterrem, vítima do conflito no Iêmen.
No palco das organizações, enquanto como governança o secretário geral da ONU alerta os Estados-Membros da inexistência de um plano "B" para os efeitos das alterações climáticas, no Brasil, organizações econômicas assumem a criação de um plano "B" para o capitalismo numa terceira via.
Ibope divulga novo levantamento sobre eleição presidencial em um cenário político nacional em que o Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Eduardo Cunha, é investigado pelo Ministério Público da Suiça, estando sob denúncia no Brasil de "de usar o poder de presidente da Casa para atrasar o processo de cassação do próprio mandato". Na queda-de-braço, do outro lado, estão os pedidos de Impeachment quanto à Presidente do Brasil, Dilma Roussef,  pedidos que já deixam claro a natureza de suas atividades quanto ao Estado Brasileiro.
Esses são fatos históricos desse início de século XXI.
De nosso diário de bordo, 27 de outubro de 2015
Gi Nascimento
Navegador
Instituto Shoin - Espaço Conceito

 

Divulgue!

No Comments

Post a Comment