A essência da iniciativa é a ação

Espaço Conceito

A essência da iniciativa é a ação

16/04/2017 Mapa de instrução 1

 

A essência de toda iniciativa é a ação.

O que se propõe em nossa jornada não se trata de algo infalível, pois qualquer proposição, por infalível que assim se considere, não é uma proposta, mas certeza e, por ser certeza, não seria uma alternativa a qualquer escolha que nos fosse possível.

A organização em que nos tornamos colaboradores diretos e indiretos, parte de um conceito de instituição pelo qual propomos a realização de eventos à integração de pessoas e dos valores voltados a parcerias consolidadas à dignidade e à autonomia do ser humano por meta última.

Ouça o áudio abaixo:

https://soundcloud.com/gi-nascimento-3/de-nosso-diario-de-bordo-10-de-abril-de-2017

 

Histórico

Desde 2001, compreender a dinâmica global de forças políticas, econômicas e sociais tornou-se um desafio a qualquer um que tenha crescido submetido às ideias calcadas na hegemonia do poder cultural e político econômico norte americano. Esse é ponto de início da atual narrativa em que navegamos.

No ano de 2008, a confiança no sistema econômico e financeiro global deu mostras de seus efeitos mais drásticos, sendo período comparado, algumas vezes, ao Crash da Bolsa de Nova York de 1929.

Nos anos posteriores, fica nítida a derrocada da politica multilateral no cenário internacional,  com a “Queda do Império Americano” frente a vários centros de poder, entre eles Rússia e China. A solução dos Blocos Econômicos demonstram sua falência com a zona do Euro em decadência.

Estamos agora em um Mercado Global que se militariza em Jogos de Guerra que são dirigidos a vencedores e perdedores. Hoje os oponentes se estranham e se testam em cada um dos lances que se dá sobre o tabuleiro sobre o qual são estudas as forças e os movimentos de cada jogada.

As instituições são representações subjetivas de organizações de meios.

De maneira ímpar você vai saber, clicando aqui , dos fatos do poder e da geopolítica nos movimentos da rede, dos eventos que nos dirigem a uma narrativa em que estão presentes e em palco, se apequenando ou se agigantando, entes que se organizam em torno dos sujeitos e de seus comportamentos.

Numa rota de aprendizado única e para entender melhor, você pode fazer também o trajeto narrativo que leva ao cenário descrito ao clicar em A jornada, depois em o necessário a se contar, e em Dos passos, o planejar e o não ter plano algum.

Há pessoas de boa fé e de bem em qualquer esfera de sistema que se opere com humanidade. Hoje há uma "democracia emergente pelos meios digitais existentes nos eventos decisivos e históricos".

 

Em edição de 2015, na primeira parte de "Nau - De nosso diário de bordo", de Gi Nascimento, divulgamos as ideias que norteiam nosso movimento à autonomia.

"Somos Líderes" é uma publicação digital que você acessa AQUI, inscrevendo-se em nossa lista de contatos. Através da lista, disponibilizamos outros conteúdos informativos e relacionados aos nossos projetos.

Não divulgamos e nem vendemos lista de contatos a qualquer finalidade que não mencionada acima, preservando com zelo os contatos cadastrados.


O tempo é de valor inestimável

Por Gi Nascimento

Algumas vezes você é capaz de ouvir o pio de uma gaivota à orla do mar sem que lhe seja necessário visualizar o mar ou o voo de tal pássaro sobre as ondas, aterrizando ele com seu canto ao caís de uma embarcação.

É uma cena que me dedico um par de vezes. Faço anotações em nosso diário em meio ao tempo de Outono que me leva à sensação de conforto em um maior isolamento.

Das notícias distantes, Filho de Pedro está com seus em terras longínquas, e sua capacidade em transformar sua vida continua impressionante.

Entre o ano de 2010 e 2011 aportamos em uma nova cidade como aqueles que chegam em novo destino esperando criar histórias distintas daquelas que nos fazem querer partir.

Era dezembro de 2010 quando, por experiências anteriores, buscávamos vencer os obstáculos que encontrávamos com a mudança de cidade. As crianças precisavam ir à escola, dominarem seus próprios passos e se desenvolverem, como nós, em novos relacionamentos, já que dois anos antes havíamos tido experiência de isolamento, algo que nos levou à consciência de interdependência das relações com as quais atingíamos algum sentido de vida - havíamos nos engajado a transformar a realidade de uma comunidade rural, ainda mais isolada dentro de seu próprio tempo, e tempo pelo qual também as pessoas pouco nutriam de esperanças a transformar.

E navegamos daquelas terras para a praia em que me habituei a ouvir gaivotas voando em bando, percebendo como nossa jornada foi de arriscadas decisões com a finalidade de deixar para trás a ideia de isolamento e encontrar pessoas com propósitos próximos aos nossos.

Filho de Pedro vinha de uma história de luta, havia construído uma empresa pelo esforço de quem bate porta a porta, assim como fazia eu ao chegar naquela cidade. Dessa forma, quando pedi licença a entrar na sala de divisórias de madeira em que ele estava, sala essa suspensa por um casco a dar ideia de um navegar inconstante no mundo dos negócios, fui reconhecido pelo olhar de quem sabia do esforço à transformação.

Por outro lado, era a mulher que o acompanhava naquela aventura, (ainda desdita), que me estudava com mais cautela, e não longe dela, percebi um homem com idade aproximada á minha que, por sua vez, analisava algum dado em uma tela de computador. Seu nome era Leny e era um navegador como nós.

Sua história pessoal extraordinária fazia com que nossa conversa se desenvolvesse pela metafísica e por outros temas que envolvessem tecnologias deste princípio de novo milênio. Sua capacidade incomum de analisar os fatos, os quais vivíamos, refletia a expressão de assombro de Filho de Pedro ao que falava de Leny para mim, o tomando por genial. Juntamos, então, forças.

Filho de Pedro teve oportunidade de organizar seus conhecimentos enquanto abríamos o mapa de navegação sobre a mesa com o objetivo de traçar as estratégias de vendas que auxiliassem a empresa a encontrar uma estabilidade ascendente. Ele queria, por meta, tornar a experiência do desenvolvimento da empresa um case de sucesso, colocando-a como método de dispor para os seus colaboradores uma qualidade de vida de resultados positivos refletidos em nosso trabalho.

Em pouco tempo, o resultado do engajamento e de toda dedicação ampliou a venda e gerou um impacto nas atividades da empresa, criando uma sequência de outros desafios operacionais. Mas nesse ponto, contudo, a decisão que eu assumia já não se relacionava com empreendimento, mas a uma oportunidade de uma carreira no quadro de prestador de serviços daquela cidade, porque, afinal, era preciso nos estabelecer e estabilizar o curso de nossa navegação para que, dessa forma, pudéssemos adquirir um ritmo de desenvolvimento.

Mesmos tomando destinos distintos, Filho de Pedro, Leny e eu nos tornamos amigos, passando a discutir nossas ideias a refletir melhor nossas experiências durante os projetos que individualmente traçávamos em razão dos resultados que cada qual tinha por objetivo.

Até que deixamos de nos falar.

Filho de Pedro contratou, então, um "especialista" que, a exemplo do que existe na rede digital, soube vender o "peixe", mas jamais cumpriu com a parte que lhe cabia ao resultado.

A espiral de esgotamento tomou Filho de Pedro e o seu desgosto com tudo o que ocorria com seu esforço o levou a encerrar a empresa de maneira quase abrupta com consequências posteriores que o fizeram a mudar de ramo.

A resiliência de quem se agarra à mudança e não teme nem mesmo uma nova carreira o levou a estudar a uma vida distinta, trabalhou como autônomo num primeiro momento para gerar um giro de caixa e se enveredou à execução de uma ideia que veio a lhe dar uma autonomia profissional, conquistando uma habilidade que, em qualquer lugar e em algum momento, é sempre necessária a alguém.

E de uma pequena empresa ao mundo, Filho de Pedro mostrou a quê veio quando embarcou com os seus a terras distantes. Honramos os que são encorajados à transformação por serem preciosos os gestos de generosidade e de doação à causa de existência maior.

Esse é um aprendizado.

De nosso diário de bordo, 16 de abril de 2017.

Gi Nascimento.

Feliz páscoa aos que se renovam!

COMPARTILHE VIA REDES SOCIAIS!


O efeito de "Sonho que sonha junto é realidade" a uma mudança estrutural possível por meio de pessoas como VOCÊ.

Crédito do vídeo: trailer do filme CROSSROADS.

Crédito da assinatura: trecho da música "Cantinho Escondido", de Carlinhos Brown, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Cézar Mendes

#creativecommons! #culturadoremix! via REBOOT: "na esquina do sonho com a razão".
Divulgue!

Um comentário

  1. […] post Ação – Essência de toda iniciativa! com que se abre a página do institutoshoin.com.br representa o resultado de um processo de busca […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *